Conheça as pinturas especiais da Gol

Redação 10 de janeiro de 2018 Matérias
Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar

A Gol é atualmente umas das maiores empresas aéreas do Brasil. Fundada em 2001 como uma empresa "low-cost", atualmente possui a 3ª maior frota do país, com 120 aviões Boeing 737, sendo 89 da variante 737-800 SFP, 3 da variante 737-800 e 28 da variante 737-700.


No ano de 2007, adquiriu a Varig e em 2011 adquiriu a Webjet. Em 2005 a empresa deu um importante passo, com o início de seu 1º voo internacional, entre São Paulo e Buenos Aires. Para comemorar este feito, ela adesivou um Boeing 737-700, de matrícula PR-GOC.


É sobre as pinturas especiais da Gol que trataremos neste artigo. Na 1ª parte abordaremos as pinturas especiais dos Boeing 737-700 e na 2ª parte dos Boeing 737-800.


Parte I - Pinturas especiais dos Boeing 737-700 da Gol


X-Men 2 ✈ PR-GOE ✈ 2003
A 1ª pintura especial era um simples adesivo do filme X-Men 2 aplicado nos 2 lados da fuselagem, com os personagens Wolverine e Tempestade, anunciando o lançamento deste filme.

Foto: Rodrigo Egas
Clique na imagem para ampliar

Fashion Passion ✈ PR-GOO ✈ 2005
Esta pintura anunciava uma exposição que ocorreu na Oca do Parque do Ibirapuera na cidade de São Paulo. A mostra reuniu mais de 1.100 peças, entre fotografias, roupas usadas por celebridades e vídeos sobre a moda do século 20.

Foto: Marcelo Magalhães
Clique na imagem para ampliar

Tango ✈ PR-GOC ✈ 2005
O ano de 2005 foi marcante para a Gol, pois foi quando a empresa realizou o seu 1º voo internacional, de São Paulo para Buenos Aires. Para isso, a Gol aplicou em cada lado da fuselagem, a silhueta de 4 casais dançando tango, a dança típica da Argentina e que nasceu nos subúrbios de Buenos Aires.

Foto: Cmte Ferreira
Clique na imagem para ampliar

Vivo ✈ PR-GOG ✈ 2005
Uma pintura "merchandising" que anunciava que os clientes da operadora de telefonia Vivo poderiam comprar e fazer o check-in via celular (algo que hoje é bastante comum, mas em 2005 era uma grande novidade). Curiosamente, a pintura só foi aplicada no lado esquerdo da fuselagem.

Foto: Pawel Kierzkowski
Clique na imagem para ampliar

100 Anos do 1º Voo do 14-Bis ✈ PR-GOA ✈ 2006
100 Anos do 1º Voo do 14-Bis (cauda)✈ PR-GOV ✈ 2006
Essas duas pinturas prestavam homenagem aos 100 anos do 1º voo do avião desenvolvido por Alberto Santos Dumont, o 14-Bis. Este voo ocorreu em 23 de outubro de 1906 no Campo de Bagatelle em Paris. Esta homenagem foi feita em dois aviões: no PR-GOA foram aplicados adesivos que iam da 1ª porta até a 2ª porta e “eliminava” o logotipo da Gol (somente no lado esquerdo) e no PR-GOV os adesivos foram aplicados na cauda, em ambos os lados.

Foto: Alan Olivieri
Clique na imagem para ampliar

Simpsons ✈ PR-GOW ✈ 2007
A última pintura especial aplicada nos 737-700 foi, digamos, polêmica. Não por causa do filme do desenho Os Simpsons, que estreou no Brasil em 17 de agosto de 2007, mas por causa da Lei Cidade Limpa do município de São Paulo. Esta lei proibia propaganda em outdoors na cidade, além de regular o tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais, entre outras providências. A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) considerava o avião uma espécie de outdoor ambulante e caso ele sobrevoasse, pousasse ou decolasse da cidade, a Gol poderia ser multada. Apesar disto, o marketing da Gol decorou o interior do PR-GOW com adesivos do filme nas poltronas e em diversas partes da cabine de passageiros.

Foto: José Arthur - Aeroentusiasta
Clique na imagem para ampliar

Parte II - Pinturas especiais dos Boeing 737-800 da Gol


Borboletas ✈ PR-GGE ✈ 2009
Esta pintura apresentava simpáticas borboletas por toda a fuselagem do PR-GGE. Elas simbolizavam que voar poderia ser fácil. Nesta campanha institucional, intitulada de “Aqui todo mundo pode voar”, foi veiculado um comercial (clique aqui para assistir) onde mostrava um mundo caótico povoado por lagartas e uma delas ao ver pássaros voando, “cria” asas e desperta para a facilidade de voar.

Foto: Allan Martins Antunes
Clique na imagem para ampliar

Gol 10 anos ✈ PR-GTF ✈ 2011
Ao completar 10 anos de fundação, a Gol pintou o PR-GTF todo de laranja (logo este avião ganhou o apelido de "cenourão"), onde apresentava na fuselagem um aviãozinho de brinquedo ("estrela" da campanha "Sempre dá para ir mais longe" (clique aqui para assistir) e o os dizeres "Gol 10 Anos".

Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar

Smiles ✈ PR-GIT ✈ 2012
A Gol herdou da Varig o seu programa de milhagens Smiles. Esta pintura foi aplicada curiosamente em um dos poucos 737-800 sem winglets da Gol. A metade posterior do avião era laranja e tinha um "degradê" de bolinhas brancas, o logotipo Smiles na frente e um "sorriso" perto do nariz.

Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar

Seleção Brasileira ✈ PR-GUM ✈ 2013 (Pintura atualizada em 2017)
Em 2013 a Gol tornou-se patrocinadora e transportadora da Seleção Brasileira de Futebol. para celebrar esta parceria, pintou o PR-GUM em um belíssimo esquema com as cores nacionais brasileiras, o escudo da Confederação Brasileira de Futebol na cauda, cinco estrelas simbolizando as cinco conquistas em Copas do Mundo e os dizeres "Transportadora Oficial da Seleção Brasileira".

Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar

Transportadora Oficial da Seleção Brasileira ✈ PR-GUH ✈ 2013 (scimitar em 2015)
Uma pintura simples, possui um adesivo escrito "Transportadora Oficial da Seleção Brasileira".

Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar

Gêmeos ✈ PR-GUO ✈ 2014
Esta pintura também alusiva à parceria com a CBF foi grafitada pelos artistas Otávio e Gustavo Pandolfo ("Os Gêmeos"). Foi provavelmente o mais "decorado" avião brasileiro. Seu processo de pintura demandou 100 horas de trabalho e mil latas de tinta spray. Segundo os artistas, "Criamos esse trabalho pensando nos usuários do avião. Pintamos a aeronave para quem está no aeroporto, para quem trabalha dentro dela, para o rapaz que está fazendo uma ponte aérea para ver a namorada, o outro que vai resolver um trabalho, a menina que vai ver a família", explicam os artistas no material de divulgação da ação de marketing da Gol.

Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar

Guaraná Antártica ✈ PR-GUP ✈ 2014
Uma pintura "relâmpago". Ela foi usada por somente um dia. Mais uma pintura alusiva à Seleção Brasileira, já que tanto a Gol quanto o Guaraná Antártica são seus patrocinadores.

Foto: Lucas M. Ulhôa
Clique na imagem para ampliar

Seleção Brasileira (concurso) ✈ PR-GUP ✈ 2014
Esta pintura substituiu a pintura acima citada. A Gol promoveu o concurso cultural "Pintou um GOL", que premiou o melhor desenho enviado pelos participantes. Foram enviadas 5000 artes e a vencedora foi a do designer gráfico, Fernando Degrossi.


Pelo conceito por ele apresentado, as faixas verde e amarela representam o movimento da bola e cada trajeto se destina às cinco estrelas do pentacampeonato. A bola azul representa o círculo azul da bandeira brasileira.

Foto: Benito Latorre
Clique na imagem para ampliar

Nova Pintura da Gol ✈ PR-GXZ ✈ 2015
O ano de 2015 marcou a renovação da imagem da Gol. Foi apresentado um novo logotipo e com ele a nova pintura da empresa. Dois círculos vazados estilizados, um laranja e o outro cinza, decoram a parte traseira e a cauda. Os motores foram pintados de cinza, as winglets foram pintadas externamente de cinza com uma fina faixa laranja, internamente foram pintadas de laranja e possuem os dois círculos vazados.

Foto: Antônio Carlos Jr
Clique na imagem para ampliar

Canarinho ✈ PR-GUK ✈ 2017
De novo uma pintura alusiva à Seleção Brasileira, dessa vez para a campanha da Seleção rumo ao hexacampeonato. É chamada carinhosamente de "Canarinho", pois ostenta um canarinho na cauda. Este e os outros aviões com pinturas alusivas à Seleção foram/são usadas pela equipe de futebol.

Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar

Musicolors (Rock in Rio) ✈ PR-GUO ✈ 2017
Esta pintura alusiva à 7ª edição do Rock in Rio foi feita pelo artista deficiente visual John Bramblitt, que executa suas obras através de técnicas de sinestesia, além de seu tato e audição apurados. O avião escolhido foi novamente o PR-GUO, que ostentou anteriormente a pintura "Gêmeos".

Foto: Redação
Clique na imagem para ampliar